O trampo é de Griot
O trampo é de Griot

O Mc Marechal é um dos baluartes da cultura do hip hop no Brasil. Reverenciado por muitos, o Mc de origem carioca, desenvolveu a famosa Batalha do Conhecimento, fundada em 2012. Idealizou o projeto Livrar, no qual o Mc distribui livros em seus shows. Suas letras são verdadeiras aulas. Quem o escuta durante certo período de tempo deve até se iludir e achar fácil fazer rima, eu pelo menos caí nessa.

Fui na primeira edição do festival Sons da Rua, em 2016, achei louco que o Marechal entrou descalço, sem dj, improvisando e trocando ideia com o público durante todo o show, isso me trouxe outra perspectiva do rap.

Uma música do Marechal chamada “Griot”, e já deixo a minha recomendação. O significado da palavra já está na música, mas fui atrás para saber mais.

Os Griots, tem origem do continente africano, especificamente na África Ocidental, são pessoas que transmitem histórias e conhecimentos do seu povo, sempre oralmente, em discursos ou músicas, carregando um compromisso de preservação da arte, medicina, cultura e ancestralidade.

É tradição do continente passar o conhecimento para os próximos dessa forma.

Penso que tenho esse trabalho de griot todas as vezes em que escrevo para o Êxodo. Isso acontece quando me chamam pra conversar e comentam comigo sobre a pauta da semana, na intenção de querer saber mais e discutir sobre isso.

Então, como contribuir com a preservação da cultura dos meus ancestrais?

O trabalho do Êxodo é de trazer informações e abrir diálogos. O conhecimento só vale se for assim.

E tá aí o meu estilo de escrita, todas as pautas que trago são de outros griots. As minhas inspirações, em grande maioria, vieram de conversas e músicas, o trampo é ser griot.

E falando nisso, hoje entendo melhor ainda aquele verso do Emicida em “Ubuntu Fristili”:

Últimas matérias

Sci-fi real

Sci-fi real Sci-fi real Sou um grande fã de ficção científica, principalmente viagem no tempo. Filmes, livros e quadrinhos dentro dessa temática me fascinam. Me

Leia Mais »

Dennis Cunha

PAULISTANO, ESTUDANTE DE DIREITO, AMANTE DA CULTURA HIP-HOP E METIDO A ESCRITOR.

ENVIE A SUA MENSAGEM

ENVIE A SUA MENSAGEM