O racismo no futebol
O racismo no futebol

Em terras brasileiras o futebol é constante. Leva pessoas a se desligarem de tudo diante da TV. Gritar, pular e chorar diante de um lance de uma partida é coisa cotidiana. E o que também é cotidiano no futebol, mas que não leva à emoções nas multidões é o racismo. Segundo o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o número de denúncias de racismo estão alarmantes.

O instituto produz anualmente o mapeamento dos casos de racismo no Brasil. Somente durante os meses de janeiro ao início de maio de 2019, já foram contabilizados 14 casos. Em comparação, o ano de 2017 inteiro possui 19 casos de denúncias de racismo (veja o gráfico abaixo).

É importante ressaltar que os dados de 2018 ainda estão sendo computados, podendo ainda aumentar. O alto número deste ano indica que há forte tendência que seja próximo ao número do ano passado.

Este cenário, segundo o fundador do Observatório, Marcelo Carvalho, existe devido a um maior encorajamento dos atletas negros para denunciar e também grande quantidade de pessoas que expressam seu preconceito nos estádios.

Outro ponto relevante no relatório do instituto é que as denúncias não se restringe a uma região. O Rio Grande do Sul, estado que possui um dos casos de racismo mais citado dos últimos anos, protagonizado por uma torcedora do Grêmio contra o goleiro Aranha, ex-goleiro do Santos, possui o maior número de denúncias de 2014 a 2017, 26, seguidos por São Paulo, 13 e Minas Gerais, 8.

São muitos dados, são muitos números, mas que merecem serem refletidos e discutidos. O futebol é um símbolo do Brasil, mas com esses dados qual é a cor desse símbolo?

Imagem: Documentário O Negro no Futebol Brasileiro / HBO Brasil

Últimas matérias

Sci-fi real

Sci-fi real Sci-fi real Sou um grande fã de ficção científica, principalmente viagem no tempo. Filmes, livros e quadrinhos dentro dessa temática me fascinam. Me

Leia Mais »

Gustavo Nogueira

estudante de jornalismo, formado em cinema na lafilm institute, autor do livro "quadro a quadro". além do êxodo, é colaborador do universo hq.

ENVIE A SUA MENSAGEM

ENVIE A SUA MENSAGEM