O Negro no Mercado de Trabalho
O Negro no Mercado de Trabalho

Representatividade é uma palavra extremamente forte e presente para muitas pessoas que não se sentem acolhidas em certo grupo ou situação, por isso existe um questionamento: Você se sente representado por algo?

Involuntariamente acompanhamos o dia a dia de muitas pessoas, seja na rua, no trabalho, na TV, etc. Uma pesquisa feita pela organização Oxfam Internacional em parceria com o DataFolha mostra que 52% dos negros ganham menos pelos simples fato de serem negros e 72% responderam que a cor da pele influencia na decisão de contratação da empresa. Na mesma pesquisa é mostrado que a cor da pele influencia muito em uma abordagem policial afetando no tratamento dado pela Justiça e dificultando a vida de quem é pobre.

Pensando em tudo isso, Há oito anos a promotora e assistente de produção de eventos Regina Ferreira (_regina.ferreira) decidiu morar em São Paulo. Trabalhando, criando contatos e passando por experiências que fizeram ela há cerca de dois anos criar a agência Hutu Casting; uma agência extremamente inovadora e criada para incluir somente negros em todas as suas oportunidades de trabalho.

Na própria conta do Instagram, nos destaques dos Stories, ela mostra que Hutu na verdade é um dos grupos étnicos dos arredores de Ruanda que tem uma história de conflito e desunião com os Tutsis (uma etnia vizinha). Desunião formada pela entrada dos brancos alemães colonizadores com uma política colonial baseada numa estratégia típica dos europeus daquela época que seria ‘’dividir para dominar’’.

A Hutu Casting mostra o quanto é necessário incluir os negros dentro do mercado de trabalho, afinal de contas existem muitas pessoas com um talento grandioso e nem sempre aproveitado por motivos de simplesmente serem negros, reforçando esse racismo que por muitas vezes influencia em vários fatores.

Tive uma conversa com a Regina Ferreira, que é a criadora da Agência e ela explicou um pouco sobre o conceito que envolve a Hutu Casting:

Há quanto tempo você pensou em criar a Hutu Casting?

Eu pensei em criar a Hutu faz uns dois anos, é uma idéia que estava crescendo na minha cabeça, mas ainda não tinha uma noção do nome ao certo.

Quais os maiores desafios que passou quando passou em ter a Hutu Casting?

Bom, os maiores desafios que passei quando decidi criar a agência, foi que eu poderia perder o meu trabalho, como disse trabalho com eventos e hoje fiz o meu nome, eu trabalho bem e conheço muitas pessoas, mas quando você passa de funcionário para ser “uma concorrência”, porque que eu não me entendo como uma concorrente, já que as outras agências trabalham com brancos e negros. Isso muda um pouco de figura, e até eu conseguir clientes, trabalhos para poder me manter e pagar as pessoas, isso foi mais difícil pra mim. E também a decisão de como se chamaria a agência, porque eu queria algo que tivesse a ver com a proposta que estava querendo expressar.

Com esse momento que estamos vivendo no país, de que maneira você acha que a agência pode contribuir para os jovens negros?

Vou falar a verdade, quando o Bolsonaro ganhou eu já fiquei balançada com tudo isso, sabendo que já é difícil pra gente, ele vai abrir espaços para falarem mais ainda de nós de uma forma negativa. Como eu havia comentado com uma pessoa, nós não temos escolhas e precisamos correr atrás do que queremos e tudo isso me impulsionou mais ainda pra ter a Hutu Casting e continuar, então automaticamente isso vai ajudar a mostrar que nós podemos sim estar em todos os lugares, trabalhar com o que eles querem. Eu vivo disso e sei o quanto isso me ajudou em vários aspectos, como reformar minha casa e me manter.

Quais suas inspirações para criar a Hutu Casting?

Eu sou rodeada de amigos e fui comentando a ideia com eles e como disse demorei pra encontrar um nome para a agência, e eu estava assistindo uma série no Netflix que se chama ‘’Black Heart Rising’’, a protagonista é filha de uma advogada branca e ela se autodeclara uma Tutsi e fiquei pensando o que seria isso e decidi pesquisar para saber. Foi onde eu descobri o significado da história, os conflitos, os genocídios que aconteceu em Ruanda por conta do confronto entre os Hutus e os Tutsi, mas ainda assim fiquei na dúvida porque eu só encontrava coisas negativas, foi onde eu procurei um amigo que me explicou que teve um confronto entre os Hutus e os Tutsi só depois que os brancos entraram e, começaram a denominar as terras. Eu vi a história de uma forma extremamente diferente somente por um lado, que seria o dos brancos, já que eles viviam de uma forma pacífica e tudo isso só aconteceu depois da entrada do branco nas terras, eles não podem ser culpados pelo genocídio. A minha ideia é mostrar que se unirmos somos mais fortes.

Últimas matérias

Sci-fi real

Sci-fi real Sci-fi real Sou um grande fã de ficção científica, principalmente viagem no tempo. Filmes, livros e quadrinhos dentro dessa temática me fascinam. Me

Leia Mais »

Douglas Soares

Sagitariano que um dia pensou em se tornar publicitário, mas descobriu que está unido com a Moda no geral e apaixonado Cultura Afro, Pop e Música

ENVIE A SUA MENSAGEM

ENVIE A SUA MENSAGEM