Negros no Comando: Virgil Abloh
Negros no Comando: Virgil Abloh

O mundo da moda tem uma expansão enorme que vai desde as passarelas até a criação dos looks e a mídia nem sempre mostra os detalhes de tudo que realmente acontece nesse círculo de desenvolvimento das marcas e estilistas, mas eu preciso dizer algo que não pode passar despercebido: vocês precisam conhecer Virgil Abloh.

No dia 30 de setembro de 1980 em RockFord, Illinois (EUA) nascia Virgil Abloh, um negro em ascensão no mundo da moda que com muita certeza podemos afirmar que chegou quebrando barreiras.

Abloh tinha uma mãe que trabalhava como costureira, logo procurou estudar para exercer alguma outra função. Em 2002 se formou na Universidade de Wiscosin-Madison em engenharia civil e, em 2006, recebeu seu mestrado em arquitetura na Universidade de Illinois.

Logo que terminou os estudos foi estagiário da marca Fendi, em 2009, na mesma turma em que estava um cara chamado Kanye West que além de ser rapper, produtor musical, compositor e muitas outras funções, também está envolvido com moda no geral, mas isso deixamos para um outro texto.

Depois desse encontro, Kanye e Abloh começaram a ter uma relação mais rotineira e criativa. Em um ano o rapper nomeou Abloh como diretor criativo da sua agência que se chama Donda, e afirmo que os caminhos para o Virgil Abloh se abriram de uma forma gigantesca, o que aconteceu depois disso?

Em 2011, Virgil Abloh foi diretor artístico do “Watch The Throne” álbum conjunto do Kanye West com o Jay Z.

Em 2012, teve sua primeira empresa a Pyrex Vision, onde comprou várias peças vintages não comercializadas da Ralph Lauren por cerca de US$40 e imprimiu desenhos sobre elas e logo depois vendeu as peças por valores superiores a US$550 .Logo fechou a empresa, porque aquilo foi uma aventura para ele e não queria que fosse o único lugar onde exercesse sua função, sendo apenas um episódio de trajetória de direção criativa.

Criou a sua primeira casa de moda, a Off-White, em 2013, com estreia na Paris Fashion Week 2014, um dos eventos mais esperados do ano para os amantes de moda. A sede da marca fica em Milão e é uma das empresas mais cobiçadas pela geração Millenials, é puro streetwear e o mundo está ficando boquiaberto com o que ele vem criando.

Em 25 de março de 2018, Virgil Abloh foi nomeado como diretor artístico de moda masculina da Louis Vítton, sendo a primeira pessoa de descendência africana a liderar tal cargo. É sobre isso, temos um preto à frente de uma das maiores marcas de luxo da moda francesa!

A primeira coleção de Virgil Abloh na marca foi divulgada em 2018 no Men’s Fashion Week, no jardim do Palays Royal em Paris e foi um dia marcante para ele. Ao final do desfile, Kanye West apareceu para parabenizar o amigo pelo seu grande trabalho e rolou muito choro nesse dia.

A cantora Rihanna foi escolhida para ser primeira pessoa a usar uma peça do desfile antes mesmo de serem divulgadas ou colocadas à venda pela própria marca.

Neste ano, o Museu de Arte Contemporânea de Chicago trará uma mostra chamada: “Virgil Abloh: Figures of Speech” sob curadoria de Michael Darlin que fala sobre o fenômeno que ele vem sendo desde que se permitiu a quebrar paradigmas. Clique aqui para ver algumas prévias da mostra que começa no próximo mês.

Últimas matérias

Sci-fi real

Sci-fi real Sci-fi real Sou um grande fã de ficção científica, principalmente viagem no tempo. Filmes, livros e quadrinhos dentro dessa temática me fascinam. Me

Leia Mais »

Douglas Soares

Sagitariano que um dia pensou em se tornar publicitário, mas descobriu que está unido com a Moda no geral e apaixonado Cultura Afro, Pop e Música

ENVIE A SUA MENSAGEM

ENVIE A SUA MENSAGEM