Lacrei
Lacrei

Eis que sigo falando sobre o papel do Êxodo…

Já ouvi algumas vezes questionamentos se o Êxodo seria um canal de “lacração”. Resposta simples: não. E agora vai a resposta longa ou, se falamos de lacre, o textão.

O termo lacre na forma como é falada hoje significa alguém que dá uma grande resposta, finaliza com uma grande voadora, com direito a óculos escuros, gritos e tudo mais.

O slogan do podcast Mamilos, de Ju Wallauer e Cris Bartis, ainda me inveja e me inspira: “O podcast que não busca provar pontos, mas criar pontes”. Essa visão simplifica e muito a ideia que busco retratar aqui.

E por mais claro que esteja, é necessário prolongar mais um pouco a questão.

Nos últimos dias vi o conflito do “fogo amigo” que está ocorrendo na política brasileira noticiada pelo The Intercept Brasil. Não vou me apegar a notícia em si, até porque o objetivo não é me posicionar politicamente neste caso, mas nas formas que criamos muros entre nós.

As falhas na caminhada seja política ou social, com cada um tropeçando nos outros, ou até pisando nos outros, é um sinal triste e um sinal que não há mais comunicação. No caso citado, a falta de diálogo faz com que não percebamos que estamos no mesmo lado da moeda.

“Mas Gustavo o que isso tem a ver com lacrar?”

Diante de tanta dor e dificuldade com o diálogo com o outro, entramos para o lacre, e matamos o diálogo, o debate e a reflexão. Conversas edificantes e reflexivas que poderiam mudar o mundo, ou ao menos uma pessoa, nem ao menos iniciam porque “lacramos”.

Eu sei cansa, mas aonde chegamos “batendo palma para maluco dançar”?

Há diversas funções do Êxodo citadas nos meus últimos textos e que serão cada vez melhores esclarecidas nos próximos conteúdos de todos os membros, mas, mais do que tudo, Êxodo é a porta do debate, é a saída da cabeça fechada para mentes unidas pensando num mundo melhor.

Conteúdo sem “lacração”, mas com diálogo.

Lacrei.

Últimas matérias

Gustavo Nogueira

estudante de jornalismo, formado em cinema na lafilm institute, autor do livro "quadro a quadro". além do êxodo, é colaborador do universo hq.

ENVIE A SUA MENSAGEM

ENVIE A SUA MENSAGEM