O que está por trás das Fake News: a pós-verdade.
Ensaio sobre o Fake News
O que está por trás das Fake News: a pós-verdade.
Ensaio sobre o Fake News

Um dos motivos para as pessoas acreditarem nas Fakes News está no significado da palavra pós-verdade: termo criado em 2016 pelo departamento da universidade de Oxford para definir circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência na opinião pública do que apelos a emoção e crenças pessoais – em outras palavras; se uma pessoa lê uma notícia que condiz com o que pensa, mesmo sem checar as fontes das informações ela tende acreditar como verdadeira.

O termo se popularizou mundialmente depois do artigo da revista The Economist: Arte da Mentira. No texto é apontado como muitas campanhas políticas se beneficiaram da pós-verdade, principalmente por criar notícias falsas ao candidato adversário, criando uma situação sensacionalista – apelo emocional – e induzindo valores contrários ao que a sociedade cultiva – crenças pessoais.

Para combater esse efeito desastroso na sociedade, o Êxodo recomenda uma agência de checagem que pode te ajudar a saber se uma notícia é falsa ou não:

  • Fato ou Fake: Um serviço do G1 que ajuda a ter um monitoramento e uma checagem de conteúdos duvidosos disseminados pela internet e celular.  

Últimas matérias

Diego Queiroz

estudante de jornalismo e videomaker, apaixonando pela vida e amante da filosofia. Atualmente tem um texto no site do Omelete e já estudou na AIC (Academia Internacional de Cinema).

ENVIE A SUA MENSAGEM

ENVIE A SUA MENSAGEM