Ao Oriente Médio Em Quadros
Conheça as histórias em quadrinhos que aproximam a realidade distante do Oriente Médio
ao oriente médio em quadros
Conheça as histórias em quadrinhos que aproximam a realidade distante do Oriente Médio

Notícias ligadas aos conflitos do Oriente Médio e seus arredores estão a todo momento nos jornais e revistas. Entender tudo o que ocorre e compreender a realidade das pessoas que estão nesta região é muito difícil. Atualmente há diversas obras que apresentam a vida no Oriente Médio.

A série que está em seu terceiro volume no Brasil pela Editora Intrínseca, O Árabe do Futuro, de Riad Sattouf, apresenta a autobiografia do autor, focando em sua infância e chegando a sua juventude. Riad traz um pouco das dificuldades financeiras e religiosas do ponto de vista de uma criança, uma visão única e importante.

A obra de Sattouf lembra o premiado Persépolis, de Marjane Satrapi, onde conhecemos a vida da autora após a revolução islâmica, ocorrida no Irã. A HQ ganhou maior reconhecimento após ser adaptada para o cinema na animação homônima. A grande edição, mais de 350 páginas, foi publicada no Brasil pela Companhia das Letras.

Quando se fala de jornalismo em quadrinhos, o grande nome é Joe Sacco. O quadrinista-jornalista maltês produziu obras como Palestina e Notas Sobre Gaza, HQs que mostram a riqueza do jornalismo em quadrinhos e se tornaram referência para esse formato de jornalismo. O Mundo de Aisha de Ugo Bertotti é outra grande obra do gênero.

Por vermos os personagens e por vezes pela visão do personagem, há muita emoção na história, como o romance Habibi de Craig Thompson. Na trama acompanhamos Dodola e Zam, crianças escravas unidas e separadas pelo destino, que compartilham um amor sem medidas.

Através da arte é possível viajar sem sair do lugar e por essas obras aprender sobre uma realidade importante e por muitos ignoradas.

Últimas matérias

Entrevista, mano

Entrevista, mano Entrevista, Mano O crescimento do podcast no Brasil tem sido exponencial e a cada momento surgem mais e melhores programas. O Êxodo entrevistou

Leia Mais »

Questionar é preciso

Questionar é preciso Questionar é preciso Nietzsche estava certo quando falava do super homem, mas no seu tempo ninguém o compreendeu. Quando escreve no seu

Leia Mais »

Gustavo nogueira

estudante de jornalismo, formado em cinema na lafilm institute, autor do livro "quadro a quadro". além do êxodo, é colaborador do universo hq.

ENVIE A SUA MENSAGEM

ENVIE A SUA MENSAGEM